Ouça o que a vida tem a lhe dizer!

ouça final

Às vezes acho que tenho tendência a ser bipolar. Mas, talvez como todo bipolar, esse sentimento logo passa, e acho mesmo que estou apenas me sentindo para “baixo”. Hoje foi um dia daqueles, um turbilhão de pensamentos em meio a um turbilhão de sentimentos, ora com sentido, ora sem sentido algum, apenas um vazio no meio da alma.

Se você me perguntar o porquê disso falaria dezenas, centenas e talvez milhares de razões para. Mas, simplificando… Desde pequena sempre soube (ou imaginava saber) o que seria quando crescesse. Porém, agora com quase 25 anos, e com a vida totalmente fora dos planos de criança me sinto em busca dos motivos pelos quais todos os meus planos desandaram para então tentar estabelecer um plano, de modo que as coisas se encaixem e comecem a caminhar.

 É muito fácil culpar o país em que se vive, e que está mais em desordem do que sua vida, ou seus pais por não te darem impulso necessário para voar, ou a cidade com pouca expectativa de trabalho e pessoas com uma visão tão diferente da sua… chega ao ponto de achar que só pode ser olho gordo, macumba, ou que a vida está lhe pregando uma peça e quer ver como você reage. Mas, porém, contudo, entretanto… já parou para pensar que o maior culpado pode ser você mesmo?

É tão mais fácil culpar os outros e esquecer que você é o dono de sua vida. Você é responsável por estar onde está. Só você pode mudar a sua própria vida. Lembro-me do poema “Invictus” de William Ernest Henley, em que ele fecha a última estrofe com dois versos muito fortes e marcantes, que sempre ecoam em minha mente quando sinto que alguma porta se chegou para mim: “Eu sou o mestre do meu destino; Eu sou o capitão da minha alma”. E acrescento um último verso: “E Deus me aponta o caminho certo”. Sim, sem Deus, para mim, nada faria sentido, por isso sempre complemento o poema com esse verso.

Você deve estar se perguntando, “Mas poxa, se eu sou o mestre do meu destino, sou o capitão de minha alma, se Deus apontar o caminho certo, então não estou sendo mestre e capitão de nada?!”. Entendo sua pergunta, e já me fiz a mesma pergunta. É algo complicado de explicar e muito mais difícil de entender, só quem acredita em um Ser maior, compreenderá.

Simplificando, em minha concepção, Deus te deu o livre arbítrio, por isso você é o único e responsável, o mestre e capitão de seu destino e alma, porém, todo capitão precisa de uma estrela guia, e às vezes em noites nubladas, tempestuosas, a bússola é a única coisa que pode te manter no caminho. Para nos guiarmos por meio deles, precisamos saber manejar a bússola e identificar a estrela guia que devemos seguir. Não é algo que simplesmente você nasce sabendo manejar ou identificar, é necessário estudo e dedicação para entender esses meios que direcionam o norte.  E é isso que devemos fazer com Deus.

Deus está sempre nos guiando pelo caminho que Ele acha melhor para nós, seja através de pessoas que coloca ou tira de nossas vidas, oportunidades que surgem, e até mesmo por meio de pequenas e singelas mensagens. Mas essas mensagens, só sendo muito sensitivo, observador, mente aberta para conseguir escutá-las. Talvez seja uma viagem dentro da minha cabeça, mas acredito sim, que Deus fala conosco, basta estamos abertos e atentos para ouvi-lo. Ele é a nossa bússola, nossa estrela guia.

Hoje, por exemplo, foi um dia em que acho ter escutado uma mensagem de Deus (ou um ser superior, da vida, seja lá no que acreditar). Em meio a um turbilhão de pensamentos, como já descrito, eu sem compreender porque certas coisas acontecem comigo, porque para mim tudo parece ser mais difícil, fui ligar o rádio, para encobrir e quem sabe dissipar tais pensamentos e sentimentos, eis que o verso da música, assim que ligo o rádio era: “Em todos os momentos que faltar esperança Renove sua força”.

Ao ouvir isso, eu ri internamente e dialoguei com o Ser superior que me enviou essa mensagem “Ha! Okay, entendido!”. Pode ter sido coisa da minha cabeça, coincidência, coisa do destino, sorte, seja lá o que for, creio que o universo falou comigo, até porque, poderíamos tentar achar a probabilidade de estar tocando alguma música motivacional bem na hora em que eu liguei o rádio, seriam bem pequenas, convenhamos. Compreendi o que Ele quis dizer e outros sentimentos, agora de conforto, esperança, fé, entraram e ecoaram por todo meu ser. Dando-me esperanças de um futuro melhor.

Não sei o que está passando nesse momento em sua vida, muito menos, os sentimentos que estão te rodeando e insuflando seu ser. Mas se posso te dar um conselho seria: Acredite mais em você, permita-se! Ouse ser!  Você é o único e responsável pela forma que sua vida está! E mais importante ainda, ouça o que a vida tem a lhe dizer! Sim, ela fala, basta ouvirmos com atenção.

5 comentários sobre “Ouça o que a vida tem a lhe dizer!

Deixe um comentário

